Cuidados De Pele – Algumas Vitaminas & Minerais

13 Ago

Todos sabemos que a nossa pele é afectada por dentro e por fora. Os cremes, loções (poções!) e tudo mais que colocamos na superfície da nossa pele influencia-a, mas o que ingerimos também. Uma dieta equilibrada e com quantidades adequadas de frutas e legumes variados é o mais importante, mas será que sabemos o efeito que cada vitamina e mineral tem na nossa pele?

Beta-carotenos – O nosso corpo converte os beta-carotenos em vitamina A (ver abaixo). Alimentos que têm beta-carotenos em grandes quantidades são, geralmente cor de laranja ou avermelhados: batata doce e cenouras são excelentes exemplos.

Biotina (Vitamina H) – Ainda não se sabe muito bem como é que esta vitamina funciona, apesar de haver algumas ideias mais ou menos concisas. O que se sabe de certeza é que a falta desta vitamina resulta em pele seca e que parece descamar. Cogumelos e ovos são boas fontes de vitamina H.

Vitaminas A, C e E – São anti-oxidantes. Já aqui falamos no assunto, por isso, se tiverem curiosidade, cliquem aqui. Além disso, a vitamina A é importante para reparar os danos causados à pele pelo meio ambiente. Peixes gordos, leite e meloa são alguns alimentos ricos em vitamina A. A vitamina C também ajuda a formar colagénio, a substância que ajuda a dar estrutura às células da pele – esta vitamina pode ser encontrada em citrinos, papaia e espinafres entre outros. A vitamina E, por sua vez, também ajuda a melhor a circulação do sangue fazendo com que o processo de criação de pele nova seja mais fácil. A vitamina E pode ser encontrada em azeitonas, espargos e milho.

Zinco – É também um anti-oxidante e protector da pele. Encontramos zinco em alimentos como carne vermelha, queijo e abóbora.

Lembrem-se que excessos de vitaminas e minerais são sempre prejudiciais (excepto no caso da vitamina C, já que esta é a única que o nosso corpo tem a capacidade de excretar em caso de excesso) e que beber água suficiente(água, eu disse água e não refrigerantes ou bebidas com cafeína) é da mais extrema importância.

Anúncios

14 Respostas to “Cuidados De Pele – Algumas Vitaminas & Minerais”

  1. Paulo Vasco Agosto 13, 2012 às 1:28 pm #

    Muito bom este post.

    • mickysantos Agosto 13, 2012 às 1:43 pm #

      Obrigada, Paulo. Fico contente que o post lhe tenha agradado 🙂

      • Paulo Vasco Agosto 14, 2012 às 3:01 pm #

        Não tem que agradecer.
        Gosto muito dos seus artigos com base científica, plasmados de forma tão acessível. Parabéns.

      • mickysantos Agosto 14, 2012 às 3:57 pm #

        Talvez por ser farmacêutica (a acabar o mestrado lentamente), tenha já o defeito profissional de explicar a ciência de forma simples para me certificar de que as pessoas fazem o que eu recomendei. Pelo menos, espero bem que sim!

      • Paulo Vasco Agosto 15, 2012 às 4:00 pm #

        Mas a ciência assim deve ser explicada. Por isso tanto gosto.
        Deve ser dada a saborear como chocolate. Depois, atendendo ao rigor científico – que torna credível o que escreve!-, posso pedir aos meus alunos para que trabalhem um dos posts. A ciência não deve estar acessível apenas a alguns.
        Continue!
        Quanto ao mestrado… parece-me estar a fazê-lo como deve ser (as manias do Bolonha trouxe excentricidades patéticas). Força

      • mickysantos Agosto 15, 2012 às 4:06 pm #

        Nem me fale em Bolonha! Já estou pelos cabelos!

      • Paulo Vasco Agosto 15, 2012 às 4:29 pm #

        Entendo bem!
        Ainda bem que nos meus tempos isso não existia. As cadeiras que têm no mestrado são, na sua maioria, as que antes faziam parte da licenciatura. E o que é realmente importante, há muito esquecido no nosso país, é a empregabilidade oferecida pelos cursos e a componente humana. Por exemplo, pela forma como escreve vê-se que seguiu o curso por motivação e não por “status” e isso é fundamental. Pessoalmente, confio mto mais nos meus farmacêuticos do que na maioria dos meus médicos. Pode parecer mal dizê-lo mas é pura verdade.

      • mickysantos Agosto 15, 2012 às 4:39 pm #

        Acho que as competências necessárias para a vida profissional ficam esquecidas em quase todos os cursos universitários. Não conheço muitos que preparem efectivamente para o “mundo real”. O de Medicina e o de Ciências Farmacêuticas, por exemplo, não preparam as pessoas para o que acontece quando se sai da faculdade. Não parece mail dizê-lo, é o que muita gente faz e pensa!

      • Paulo Vasco Agosto 15, 2012 às 8:46 pm #

        Eu frequentei universidade (na especialização e pós graduação) e a Escola Superior de Educação de Viseu (licenciatura). Preferi a ESE. Os 3 anos de estágio, severamente acompanhados por prof da disciplina em causa e por outro da ESE foram impreteríveis. Quando comecei a trabalhar nem notaram que era o meu 1º ano (e uma das maldades que me fizeram, por exemplo, consistiu em todo o conselho de turma, só no fim de uma reunião de conselho de turma me alertar para que tinha de lavrar uma ata. Tramaram-se… em 15 minutos bem feita e sem correções! Há coisas que não se esquecem…).
        O único problema que encontrei na ESE foi ao nível da preparação científica (sobretudo em ciências). Mas, como eles dizem, se formos empenhados e partilharmos com os da faculdade, eles alimentam o nosso saber e nós as práticas. Foi verdade! A relação entre profs/alunos é tb diferente: eles conhecem-nos nos corredores e como vigiam estágios, não são líricos.
        Nas ciências, o importante, é que estejamos sempre disponíveis para aprender, ler, assistir a documentários,… É que algo de maravilhoso que nelas encontramos, o que hoje dizemos como verdade, amanhã pode já o não ser com nova descoberta.
        Voltando ao blogue, claro que todos os cosméticos têm muita ciência aplicada (os cremes de rosto, por ex, são “medicamentos”). Concordo totalmente com o uso abusivo do termo “natural” (uma água de rosas feita em casa, por ex, não dura mais do que uma semana!). O mesmo se aplica “às novas gamas” (mudança de embalagem, cheiro e… motivo para subir o preço). Depois, claro está, existem constituintes na composição de cada produto que só mesmo vocês conseguem descodificar.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – Retinol « Invicta Maquiagem - Outubro 22, 2012

    […] Retinol nada mais é do que uma das formas de vitamina A encontrada em animais. Pode ser sintetizada (feita) em laboratório, de modo que o retinol que […]

  2. Cuidados De Pele – As 7 Melhores Coisa Que Podemos Fazer Pela Nossa Pele « Invicta Maquiagem - Janeiro 28, 2013

    […] quero dizer uma alimentação variada e com bastantes frutas e legumes, de modo a obtermos todas as vitaminas e minerais importantes para a nossa pele. Não nos podemos esquecer também de ingerir àgua em quantidade adequada, já […]

  3. Cuidados De Pele – 6 Dicas Para Prevenir O Envelhecimento Precoce Da Pele | Invicta Maquiagem - Maio 20, 2013

    […] deficiências a nível de nutrientes que, entre outras coisas, fazem falta à pele – e, claro, já falámos de alguns! (sinceramente, ao fim de quase 450 artigos, há poucas coisas sobre as quais não falámos!). A […]

  4. Cuidados De Pele – 3 Smoothies Para A Pele (Receitas) | Invicta Maquiagem - Julho 23, 2013

    […] é novidade que uma boa alimentação promove uma pele bonita e até já falámos aqui de algumas vitaminas e nutrientes essenciais para a pele. Hoje, numa de “novidade” decidi juntar a minha paixão pela cozinha com o gosto pelos […]

  5. Perguntas E Respostas 27: Manchas Brancas Nas Unhas | Invicta Maquiagem - Agosto 15, 2013

    […] mais ou menos finas verticais sem relevo – deficiência em zinco. Geralmente, salvo algum grave problema de saúde, ostras, iogurte, bife, espinafres e nozes vão […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: