Cuidados De Pele – Botox vs. Preenchimento

6 Ago

Ouço quase sempre estas duas terminologias  a serem usadas como sinónimos e  não raras vezes ouço que não-sei-quem fez botox quando na verdade apenas lhe foram injectadas substâncias que preencheram as rugas. Vamos tentar entender um bocadinho mais sobre este assunto e a diferença entre estas substâncias?

Primeiro, quero falar do que o botox e o preenchimento têm em comum. Ambos são métodos não cirúrgicos de atenuar ou erradicar rugas, mas ambos envolvem agulhas e injecções. Ambos têm efeitos colaterais e ambos podem ser usados com outros propósitos, muito embora isto seja menos comum. O efeito de ambos desvanece ao fim de algum tempo (a quantidade de tempo depende de vários factores, mas o que eu quero dizer é que os efeitos não são para sempre) e ambos têm absolutamente de ser aplicados por um médico certificado.

Já as diferenças dão parágrafos bem maiores! O botox é essencialmente um relaxante muscular – é derivado de uma toxina que provoca uma doença. Esta toxina é modificada e aplicada em quantidades mínimas para que o músculo reduza ou pare completamente o seu movimento. No que diz respeito à cosmética, o botox é apenas indicado para rugas dinâmicas. E o que vêm a ser rugas dinâmicas? São aquelas rugas que vamos ganhando com a expressão do nosso rosto. Por exemplo, há pessoas que quando riem ou quando falam têm uma tendência natural a franzir a testa. Depois de alguns anos, estas linhas e rugas acabam por ficar na memória dos músculos e tornam-se permanentes, quer o músculo esteja a ser usado ou não. Nestes casos, o botox poderia ser indicado.

Quando bem aplicado, sem exageros e aplicado em sítios adequados (tanto a nível de anatomia como a nível de geografia), o botox não deixa a pessoa com um aspecto de rosto congelado,  não deixa a pessoa com a cara inchada. O efeito do botox dura alguns meses (em torno de 6, na maioria dos casos).

O preenchimento, os chamados “fillers”, serve para levantar o sulco que provoca a ruga. Há várias substâncias que fazem isso e os casos têm que ser estudado individualmente para se escolher qual a substância a usar. O preenchimento é usado nas rugas mais fundas e mais permanentes e nas que não sejam dinâmicas. Além disso, o preenchimento é usado para, por exemplo, tornar os lábios mais cheios. Com o passar do tempo, estas substâncias vão sendo absorvidas e o seu efeito vai passando.

Ambos os métodos de que vos falei brevemente aqui são considerados seguros se realizados por profissionais competentes e qualificados. Se procurarem um médico para este tipo de procedimento, procurem ver imagens de “antes” e “depois” e procurem falar com outros pacientes – um bom profissional, um profissional seguro de si, não vai ter objecção nenhuma em vos mostrar resultados. Aliás, uma pessoa que saiba que faz um bom trabalho vai é ter orgulho em mostrar-vos porque é que devem confiar nela!

Anúncios

2 Respostas to “Cuidados De Pele – Botox vs. Preenchimento”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – Ácido Hialurónico | Invicta Maquiagem - Março 19, 2013

    […] por ser usado em tratamentos de preenchimento com o objectivo de eliminar rugas e linhas de expressão, assim como alguns tipos de cicatriz. […]

  2. Perguntas & Respostas #23: Preenchimento Assustador | Invicta Maquiagem - Junho 10, 2013

    […] Olá Carla! Parece-me que a ansiedade aqui é normalíssima, qualquer pessoa no seu lugar pensaria duas vezes na situação. Porém, há causas e explicações para tudo. Antes do mais, para quem ainda não sabe, fica a referência a um artigo sobre a diferença entre o famoso botox e o preenchimento. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: