Cuidados De Pele – Apanhei Um Escaldão! E agora?

9 Jul

Apanhar um escaldão pode acontecer a qualquer um. É uma coisa da vida e, por muito que nos protejamos, pode acabar por acontecer. Só o tempo pode curar um escaldão, mas há alguns truques para ficarmos mais confortáveis.

Primeiro é preciso sabermos se o que temos é uma queimadura de primeiro ou de segundo grau. A diferença é simples: há bolhas ou não? Se não houver (que é o mais comum), então temos uma queimadura de primeiro grau.

Assim que sentirem a pele a queimar devem ir para dentro de casa. Ir para a sombra ajuda, mas não é ideal já que os raios solares são, em parte, reflectidos pela areia, água, alguns pavimentos, paredes etc.

Para as queimaduras de primeiro grau, a ideia é não irritar a pele. Nada de colocar cremes, creme gordo ou pomadas – é absolutamente proibido. Porquê? Porque estes produtos contêm gordura e a gordura vai aquecer em contacto com a pele quente e isso vai piorar a situação.

Se possível, tomem um banho para aliviar a sensação de queimadura e para remover restos de protector solar, areia, pó… Se não tiverem uma banheira e se não vos for possível enchê-la, tomem um duche mas diminuam a pressão da água o mais possível. A água deve ser fria, mas não gelada: mais ou menos à temperatura ambiente seria o ideal. Quando saírem do banho, não se esfreguem na toalha; em vez disso, sequem-se dando leves batidinhas, mas se for possível, evitem as toalhas.

Um remédio caseiro que funciona às mil maravilhas são compressas de leite. Para fazer, basta juntar partes iguais de água e leite à temperatura ambiente e aplicar usando um material suave. O leite seria, idealmente, magro ou meio-gordo – é a proteína do leite que vai ajudar a pele a regenerar. Depois, basta pegar numa t-shirt ou outro tecido suave, molhá-lo nesta mistura, torcer até sair mais ou menos metade do líquido e deixar estar na pele por cerca de 5 a 10 minutos. Reapliquem uma ou duas vezes e vão ver que se sentem melhor.

A última coisa a saber sobre queimaduras de primeiro grau por conta do sol é que o after sun e os produtos com aloé vera fazem maravilhas. Usem e abusem, vão ver que se sentem melhor.

Por outro lado, se a vossa queimadura for de segundo grau (ou seja, se houver bolhas), o mais importante de tudo é não rebentar as bolhas. Se o fizerem, arriscam-se a uma bela de uma infecção que pode até deixar marcas permanentes. De resto, devem fazer tudo o que referi a cima e, se usarem after sun, assim que este seja absorvido, usem uma pomada antibiótica nas bolhas.

Em caso nenhum devem usar anestésicos locais ou anti-histamínicos locais porque estes podem irritar a pele que, já de si, vai estar irritada.

Eventualmente, para casos mais sérios e até de possível insolação, é preciso procurar ajuda médica. Claro que a devem procurar se não se sentirem bem, mas se tiverem febre acima de 38ºC, arrepios, enjoo, tonturas ou se sentem a queimadura a ficar pior, devem ir às urgências.

Espero ter ajudado e, já sabem, não se esqueçam do protector solar! Com escaldões, é sempre melhor prevenir.

23 Respostas to “Cuidados De Pele – Apanhei Um Escaldão! E agora?”

  1. Sara Levy Julho 9, 2012 às 1:55 pm #

    Muito obrigada por este post! Apanho sempre escaldão mas baseio-me sempre no creme hidratante. Da próxima vez vou apostar nas compressas de leite!

    • mickysantos Julho 9, 2012 às 1:59 pm #

      Obrigada por leres! Vais ver que te vais sentir melhor e mais confortável! Não te esqueças é que o mais importante para evitar os escaldões é usar protector solar em quantidade suficiente e re-aplicar! 🙂

  2. Vanessa Castelo Abril 17, 2013 às 7:48 pm #

    Antes de mais, adorei esta informação, muito obrigada… Parabens pelo blog!!
    Bem, estou com um escaldão enorme, agora apareceram bolhas mas so ao fim de 3 dias da exposição solar! vou tentar a tecnica das comprensas de leite para ver se melhora!
    Acha que o facto de so aparecerem as bolhas agora será preocupante?
    Já me tinha acontecido antes, mas acabaram por passar! Mas desta vez estou preocupada, porque li noutro blog que quem tem bolhas deverá ir imediatamente ao médico…. mas fiquei um pouco mais descançada com a informação que acabei de obter, até porque eu nao tenho febre, nem arrepios, nem enjoos, nem tonturas, por isso vou tentar as comprensas de leite e ver se melhora!

    • mickysantos Abril 17, 2013 às 8:38 pm #

      Olá Vanessa! A pele continua a queimar depois de sairmos do sol, mas se eu fosse a si ia às urgências. Pode estar desidratada mas ainda sem sintomas – se for o caso e a hidratarem já, será melhor e mais fácil recuperar. Estimo-lhe as rápidas melhoras.

      • Vanessa Castelo Abril 17, 2013 às 9:22 pm #

        Obrigada! Foi uma ajuda preciosa, vou esperar até amanha de manha! se nao estiver melhor vou então ás urgencias. Eu apanhei escaldao em todo o corpo e só nas costas e que tenho bolhas por isso e que achei estranho!

      • mickysantos Abril 17, 2013 às 10:15 pm #

        A pele tem diferentes espessuras pelo corpo e reage de forma diferente, é mesmo assim, é normal 🙂

  3. Vanessa Castelo Abril 17, 2013 às 10:30 pm #

    Mais uma vez muito obrigado! tem aqui um trabalho muito bom!

    • mickysantos Abril 17, 2013 às 10:45 pm #

      Obrigada, eu!

      • Vanessa Castelo Abril 19, 2013 às 12:47 am #

        mickysantos passei so para informar que passei na farmacia e me receitaram uma pomada (BIAFINE) e disseram que as bolhas eram completamente normais 🙂

      • mickysantos Abril 19, 2013 às 11:36 am #

        Como (quase) farmacêutica eu própria, discordo, mas espero que te sintas melhor 🙂

  4. Daniela Junho 29, 2013 às 1:01 am #

    A aloe vera em mim faz maravilhas é mesmo refrescante…agora eu tenho uma duvida para ti =P e para a cara?? eu faço o mesmo tratamento quando tou mais vermelha…não ponho o leite apenas porque a minha mãe dá-me um tiro =P diz que é desperdiço =S mas ponho aloe vera e after sun…o problema é que passado um tempo o vermelho passa a moreno mas na cara começo a esfolar…=S como posso evitar isso?

    • mickysantos Junho 29, 2013 às 7:31 pm #

      É normalíssimo, a pele do rosto é diferente da do corpo. Um reforço no creme hidratante é a única coisa a fazer!

  5. maria Agosto 17, 2013 às 4:01 pm #

    Ola apanhei um escaldão mas nao e de segundo grau 🙂 mas o escaldao deixou me comas pernas um pouco inchadas o que faço ? Nao me assustem com a resposta ..

    • mickysantos Agosto 17, 2013 às 8:33 pm #

      Olá Maria. Se o inchaço não é muito, é perfeitamente normal. Beber muita água e usar um after-sun refrescante vai ajudar tanto para desinchar como para dar uma sensação de frescura. Quando fores dormir tenta colocar uma almofada nos pés para elevar um bocadinho e da próxima, já sabes, prevenir é o melhor remédio!

      • maria Agosto 17, 2013 às 8:39 pm #

        Obrigado 😀 sim nao e muito inchado esta inchado na zona abaixo do joelho eu fiquei na duvida se era normal ou nao nunca tinha apanhado um escaldao assim desta maneira fiquei um pouco na duvida a respeito do inchaço

  6. Dina Santos Agosto 18, 2013 às 7:11 pm #

    olá. Apanhei um escaldão pelo corpo todo, nunca tinha apanhado um escaldão tão grande. No entanto, o escaldão nas pernas está a fazer com que tenha dificuldades em caminhar, as dores são muitas. É normal? O que devo fazer?

    • mickysantos Agosto 18, 2013 às 9:25 pm #

      Olá Dina!

      Se as dores são assim tantas que não te deixam caminhar, deves ir à Farmácia de Serviço mais perto de ti ou então ao hospital…

      Talvez te aconselhem um analgésico mais leve, mas só em caso de real necessidade e isso só vendo o caso. No teu lugar, iria à Farmácia. Espero ter ajudado! E, já sabes, da próxima deves prevenir 🙂

      • Dina Santos Agosto 19, 2013 às 8:26 pm #

        Obrigada. Sim realmente estava com dificuldades em caminhar, mas hoje já estou um pouco melhor, pois ontem fiz as compressas com leite e melhorou bastante. Obrigada pelo conselho, irei à farmácia se as dores continuarem. 🙂

      • mickysantos Agosto 19, 2013 às 9:27 pm #

        As compressas com leite são um alívio muito grande! Ainda bem que resultou e as rápidas melhoras!

  7. carla da silva Junho 30, 2015 às 2:19 am #

    Olá,
    apanhei um escaldão numa zona da perna no domingo 21 de junho 2015, porque tinha areia na perna e so reparei quando cheguei a casa. já não está vermelho, mas sinto a zona dormente e um pouco seca, e tenho andado preocupada. Pode ajudar me por favor?
    cumprimentos,
    Carla

    • mickysantos Julho 2, 2015 às 10:11 pm #

      Olá Carla. Procure um médico ou farmacêutico para ver ao vivo pois não é normal sentir a perna dormente. Seca, sim, absolutamente, mas dormente não. Sem ver ao vivo não posso aconselhar em mais nada, lamento.

  8. Natasha Julho 22, 2015 às 1:53 am #

    Olá
    Eu já apanhei vários escaldoes, ja sou uma pro nisto eheheh. Mas ontem apanhei um escaldão super estranho no pé e agora está inchado, tenho passado um creme próprio que comprei na farmácia mas este inchaço preocupa-me, será que me pode ajudar? Obrigada

    • mickysantos Julho 22, 2015 às 8:34 pm #

      Olá! O inchaço é normal até 2 ou 3 dias. Se não for nada exagerado, é normal. Da próxima, é previnir 🙂

Deixe uma Resposta

