Cuidados De Pele – Águas Micelares

2 Jul

São mais do que simples desmaquilhantes e mais do que a última moda. Hoje vamos conhecer as águas micelares.

Loção Micelar da Avène

Loção Micelar da Avène

Uma água micelar nada mais é do que uma mistura estável de óleo e água em que as gotículas de óleo estão aprisionadas dentro das gotículas de água. Como sabemos, o óleo é extremamente eficaz a limpar a pele e a retirar toda a maquiagem, mas se se depositar na pele e ficar lá, tem tendência a entupir os poros e criar borbulhas. É por essa razão que quando se usa óleo para retirar maquiagem, é imperativo que se limpe o óleo, usando algum tipo de detergente. O uso excessivo de sabonetes e geles de limpeza também pode prejudicar o equilíbrio da pele além de que, vamos convir, é sempre um passo a mais na nossa rotina. A água micelar acaba com todos estes problemas já que basta passar algodão com este produto e a maquiagem sai, deixando a pele hidratada e limpa.

Água Micelar da Caudalíe

Água Micelar da Caudalíe

A moda começou em França, mas rapidamente se espalhou e a água micelar é já chamada de “água benta” por alguns – a sério! Este produto é incolor como a água, parece água ao toque (quero dizer, não tem aquele toque oleoso) e, mesmo que seque na pele, parece apenas que um pouco de água secou na pele. Algumas marcas usam perfume nas suas águas micelares, outras não. À parte desse facto, bem podia parecer água a qualquer pessoa desavisada.

Eu maquio-me quase todos os dias e uso base (o produto que, maior parte das vezes, mais custa a retirar), mas sou preguiçosa no que toca a remover a maquiagem. Não me deito com maquiagem, nunca na vida deitei, mas confesso que há dias em que faço um esforço descomunal para remover a maquiagem. A água micelar, porque limpa tão bem e tão rapidamente, resolveu o meu problema.

Sensibio da Bioderma

Sensibio da Bioderma

Há varias marcas no mercado, e eu já experimentei algumas. A Sensibio da BioDerma é a mais conhecida por ser a mais simples (uma das primeiras a aparecer, facilmente disponível em França e com um bom preço naquele país, excelente para todo o tipo de peles e não tem perfume), e é realmente boa. Porém, não é a minha preferida. Dessa, falarei amanhã em pormenor. E já agora, ando mortinha por experimentar a da Caudalíe!

15 Respostas to “Cuidados De Pele – Águas Micelares”

  1. Filomena Julho 2, 2012 às 9:25 am #

    Muito interessante!

    • mickysantos Julho 2, 2012 às 9:27 am #

      Obrigada, Filomena! E agradeço imenso por comentares com a regularidade que o fazes 🙂

  2. Helena Branquinho Julho 2, 2012 às 11:03 am #

    Gostei muito de conhecer o teu cantinho! Gosto da Bioderma 🙂
    Já sigo!
    Bjs!

  3. Paulo Vasco Julho 3, 2012 às 12:11 am #

    Outro artigo interessante.
    No que ao produto da Caudalie diz respeito, e se não estou em erro, o mesmo pode ser utilizado para substituir a água nas peles sensíveis. Tal fiz em Seia mas confesso que alguma confusão me faz não usar água para lavar o rosto (se bem q com este maldito sol noto a desidratação na minha pele mista sensível).

    • mickysantos Julho 3, 2012 às 9:55 am #

      Ah, Paulo, não amaldiçoe o Sol! Adoro o calor, ainda que fuja do ar livre nos dias solarengos. Substituir a água, seja em que ocasião for, é sempre algo que não soa muito bem. Eu, pessoalmente, lavo o rosto com os meus produtos habituais depois de retirar a maquiagem. Sei que as águas micelares podem ser usadas também como tonificante em pele seca 🙂 Para a pele mista, como as águas micelares têm óleo, não sei até que ponto serão confortáveis se não forem retiradas.

      • Paulo Vasco Julho 3, 2012 às 10:05 pm #

        Eu de facto nunca me habituei à não utilização da água para lavar o rosto 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Maquiagem – BeYu Lengthening Mascara « Invicta Maquiagem - Julho 6, 2012

    […] a altura de retirar este produto, a remoção é bastante fácil. Água morna e desmaquilhante ou água micelar resolvem a situação em três tempos. Quanto ao tamanho, eu até entendo a razão por detrás do […]

  2. Cuidados De Pele – Desmaquilhante De Olhos « Invicta Maquiagem - Outubro 23, 2012

    […] se usam num algodão, muito em especial a água micelar (da qual sou fã número um e sobre a qual podem ler aqui) ou os bifásicos (aqueles que parecem que têm duas cores, dois líquidos separados e que devem […]

  3. Cuidados De Pele – Limpeza Da Pele Seca « Invicta Maquiagem - Novembro 19, 2012

    […] o líquido de lavagem e o desmaquilhante. Como desmaquilhante, aconselho a água micelar e também os bálsamos como o Take The Day Off da Clinique, desmaquilhante esse que já vi em […]

  4. Cuidados De Pele – Triple Action Cleansing Water – Sephora (review) | Invicta Maquiagem - Fevereiro 25, 2013

    […] no meu coração de viciada em beleza (não sabem o que é uma água micelar? Não há problema, falei do assunto aqui). Uma amiga disse-me maravilhas sobre esta da Sephora e já que me tenho dado bem com os produtos […]

  5. Maquiagem – Sobrancelhas Coloridas (tutorial) | Invicta Maquiagem - Maio 17, 2013

    […] calma, sai com água (micelar)! Hoje, a pedido, venho mostrar-vos exactamente como é que se podem colorir sobrancelhas sem ter […]

  6. Cuidados De Pele – Sérénactive Água Micelar da Noviderm | Invicta Maquiagem - Maio 27, 2013

    […] bem verdade, estou a experimentar tudo o que é água micelar que me passa pelas mãozinhas e esta da Noviderm não conseguiu passar longe de […]

  7. Cuidados De Pele – Aurelia Probiotic (review) | Invicta Maquiagem - Julho 8, 2013

    […] sempre gostei destes cremes de limpeza que vêm com uma toalhinha e agora que o meu vicio por águas micelares começou a desvanecer, acho que vou apostar mais neste tipo de produto. A verdade é que este creme […]

  8. Cuidar Das Pestanas (Cílios) | Invicta Maquiagem - Novembro 7, 2013

    […] é retirar bem a máscara antes de deitar. Um cotonete impregnado de desmaquilhante de olhos ou água micelar retira a máscara de maneira eficaz. Se a máscara for à prova de água, recomendo um […]

Deixe uma Resposta

