Maquiagem – Tirar O Aroma Dos Batons

28 Jun

Há poucas coisas tão más como nos apaixonarmos pela cor de um batom, só para nos aperceber-mos de que afinal é fabricado por uma marca que usa um aroma nos cosméticos que não nos agrada nem um pouco. Eu sou muito susceptível a aromas: não é que os perfumes fortes em geral me incomodem, mas há certos cheiros que me põem literalmente doente.

É o caso dos produtos de lábios (batom e gloss) da Estée Lauder, que me dão uma enxaqueca instantânea. Supostamente cheiram a figo, mas, a mim, não me parece figo nem de longe, nem de perto. O problema é que esta marca e outras com o mesmo problema têm produtos tão manifesta e deliciosamente lindos que ainda me dá mais enxaqueca por não os poder usar. Assim sendo, fui em busca da solução. Lamento informar-vos que não tenho solução para os glosses, só para os batons.

Sei que não sou a única pessoa a precisar de ajuda no que diz respeito a este assunto e fui pesquisar e testar. Sim, testar. Foi um corrupio de batons cá em casa esta semana…!

Tenho três maneiras de amenizar ou acabar de vez com o aroma do batom. O método escolhido vai depender do quanto o perfume do batom vos incomoda. Se incomodar um bocadinho, se incomodar mais ou se incomodar muito, há procedimentos diferentes que podem seguir.

lip glosses cores variadas

Se o aroma do batom for só um pouco incómodo, ou seja, se até conseguem viver com ele, mas preferiam que não estivesse lá, o que têm a fazer é simples. Bastam que abram o batom todo (rodem para cima, vocês sabem!) e deixem cair um pouco de álcool por toda a superfície do batom. Lembrem-se que a maioria dos batons é redonda (é cilíndrica) e, como tal, é preciso ir rodando para que o álcool passe em todos os bocadinhos de batom. Deixem secar por cerca de 2 ou 3 minutos, mantendo o batom aberto e depois repitam. Experimentem na mão e vejam se o cheiro está mais fraco. Se estiver, então podem fechar o batom e usar normalmente. Se não estiver, repitam outra vez ou tentem outro método. Isto não vai alterar a cor ou a textura do batom, por isso não se preocupem.

O segundo método é o mais simples e recomendo-o para batons com um perfume que incomoda medianamente. Peguem no vosso batom e deixem-no aberto, com a parte do batom em si toda para fora. Não há nada mais simples, pois não? Esperem entre um a três dias, mas tentem arranjar um local resguardado do pó e de mãos alheias e curiosas. O batom não vai secar nem lhe vai acontecer nada de mal (a não ser que caia!). Lembrem-se que os batons de teste ficam abertos meses a fio debaixo de luzes fortíssimas nas lojas e que a maioria deles está perfeitamente normal. Se ficam meses abertos, podem ficar um dia ou dois.

O terceiro método é o mais agressivo e é daqueles que nos faz pensar na frase “para grandes males, grandes remédios”. Este método envolve deixar o batom aberto perto de um pequeno recipiente com vinagre. O vinagre vai absorver o aroma, mas não vai passar o seu próprio aroma para o batom. Podem ver na foto abaixo como eu fiz. Deixem assim por um dia ou dois, virando o batom uma vez por outra. Usem qualquer tipo de vinagre que tenham.

Estes métodos conseguem tirar toda ou a maior parte do aroma de modo a que não nos incomode tanto. O quanto tiram depende do aroma e pelo que é que ele é composto. De um modo geral, um pouco de aroma no batom de modo a que não o consigamos sentir depois de aplicado, não é grave. Lembrem-se que se chegarem a bala (o batom como um todo) ao nariz e inalarem vão sentir um aroma muito mais forte do que aquele que sentem se usarem o batom nos lábios. Desde que o cheiro não vos incomode, não precisam de usar mais nenhuma destas dicas.

Espero que tenha ajudado alguém a usar aquele batom tão caro e tão lindo que, afinal, ficou parado na gaveta!

7 Respostas to “Maquiagem – Tirar O Aroma Dos Batons”

  1. Aida Junho 28, 2012 às 11:14 pm #

    Adorei conhecer te hoje!! =) Muito giro o teu blog =)

    http://placequotehere.blogspot.pt

    • mickysantos Junho 29, 2012 às 12:27 am #

      Eu também gostei imenso de te conhecer. Também ja passei no teu blog e estou a segui-lo! ❤

  2. Senra_Usado Reciclado Junho 29, 2012 às 12:27 am #

    Olha que belíssimas ideias que aqui encontrei!

    Gostei muito de te conhecer no meetin/picnic
    Até breve , beeeejus
    *Senra

    usadorecicladofashion.blogspot.pt
    reciclaeusa.blogspot.pt
    Usado Reciclado/facebook

    • mickysantos Junho 29, 2012 às 12:31 am #

      Obrigada! Fico contente que tenhas gostado do meu artigo. Também ja passei o teu blog! Gostei imenso de te conhecer.

  3. Mariana Dezembro 5, 2012 às 2:55 am #

    E como tirar o gosto horrivel que alguns batons tem? O da Dailus é campeão!

    • mickysantos Dezembro 5, 2012 às 12:07 pm #

      Olá Mariana, obrigada por comentar! Ao retirar o aroma, uma pequena parte do sabor será retirado também. Infelizmente, para o retirar completamente, não há nada que eu saiba recomendar 😦

Trackbacks/Pingbacks

  1. Maio – Passatempo Comentário Do Mês | Invicta Maquiagem - Maio 8, 2013

    […] Temos um rosa, um nude e um vermelho, de marcas variadas. O rosa é o batom 11 da Kiko, um rosa-pastilha claro, com o leve aroma a morango normal dos batons desta marca, com um duração média (ou seja, fica nos lábios por umas horas mas não resiste a uma refeição). A cor tem uma base clara, ou seja, aparece assim clarinho em todo o tipo de peles, até nas mais escuras. O mais pêssego ou cor de tijolo é o 122, Nougat, da Gosh e é o meu batom favorito de todos os tempos! Desde a cor, um nude/neutro quente, perfeito para todas as ocasiões, cremoso, opaco, confortável, com um leve aroma a baunilha (como os da MAC, para quem conheça) e com uma duração média. Já o vermelho é o Long Wearing 08 da Flormar que foi novidade para mim mas já me conquistou pela fórmula! O tom é um vermelho neturo forte e quando eu digo “forte” digo que é impossível passar despercebido! A fórmula não é opaca a principio, é preciso insistir e colocar bastante batom, mas o batom apesar de mate é cremoso nos lábios. E dura, dura, dura… Retirar este batom é obra! Dura o dia todo e se não se usar um bom desmaquilhante, dura a noite toda ou talvez mais! Aqui entre nós, vou investigar as outras cores desta linha. O único senão é o aroma a qualquer coisa doce, frutada e sintética – não me incomoda, mas se for o caso é sempre possível retirá-lo. […]

Deixe uma Resposta

