Maquiagem – Testes Em Animais

22 Jun

É um assunto delicado, este do qual vou falar hoje. Apela a sentimentos, mais do que à lógica. Não estava programado, tanto que costumo escrever os artigos com dias de antecedência e desta feita o estou a escrever de véspera. Contudo, tenho visto tantas campanhas, algumas mas agressivas do que outras, no sentido de acabar com os testes em animais que achei que devia abrir espaço aqui no Invicta Maquiagem para falar do assunto.

Alpacas

Alpacas

Eu gosto de animais. Gosto mais de uns (cães e alpacas) do que de outros (insectos), mas gosto de animais e odeio saber que um animal está a sofrer para que eu possa ter um creme ou um batom. A minha vaidade não vale uma vida, seja ela humana ou não e apesar de eu não usar exclusivamente produtos não testados em animais, gostaria que se abolisse esta prática na industria cosmética. Esta é a minha opinião, é o que defendo e como o blog é meu, esta é a opinião do blog. Posto isto, infelizmente as coisas não são tão simples e lineares como parecem ser. Já dei a minha opinião, mas agora quero dar os factos.

Cachorro Bouvier Bernois

Cachorro Bouvier Bernois

O que se passa é que, na verdade, todos os ingredientes que estão numa formulação foram testados em animais em algum ponto da sua existência. Pode não ter sido por quem fabrica e/ou vende o produto original, mas alguém os testou. Extensivamente. Como vêm, mal começamos e as coisas já começam a ficar nebulosas.

Patinho

Patinho

A outra coisa que se passa (infinitamente pior na minha opinião) é que algumas companhias não testam em animais, mas pagam a outras companhias para o fazerem por elas. Estas terceiras empresas podem ser contratadas por quem vende ou quem fabrica o produto, mas como não são efectivamente a mesma empresa, tecnicamente a empresa que vos está a vender maquiagem não está a testar em animais e pode dizer que não testa em animais. É um tecnicismo, e um tecnicismo muito grande e que dá muito que pensar. Claro que isso não é o que fazem todas as companhias, mas acontece com alguma frequência.

Coelhinho

Coelhinho

Alguma vez repararam que certas marcas dizem que não testam os produtos finais em animais? Olhem bem para o que eu disse: produtos finais. Sei que quem me lê é inteligente e já percebeu também onde é que eu quero chegar com este reparo.

Guaxinim

Guaxinim

Para quem for vegan ou estiver 100% empenhado em não usar nada testado em animais, sinto muito, mas não há nada a fazer exactamente porque todos os ingredientes já foram testados em animais em alguma altura. Para quem for um pouquinho mais permissivo, mas ainda assim estiver interessado em saber se o que estão a comprar foi o não testado em animais (seja pela empresa que o vende, seja por quem fabrica, seja por terceiros), contactem as companhias e perguntem. A vasta maioria das companhias está aberta a contactos e apesar de o mais provável ser responderem-vos com um comunicado oficial, ao menos terão as respostas que procuram.

Koala

Koala

Comentem, debatam e digam-me de vossa justiça no espaço abaixo. Adorava saber o que pensam.

Anúncios

13 Respostas to “Maquiagem – Testes Em Animais”

  1. Filomena Junho 22, 2012 às 9:45 am #

    Eu sou da mesma opinião, mas confesso que não empenho muita energia no assunto.

    • mickysantos Junho 22, 2012 às 11:34 am #

      Pois, como eu disse no artigo, eu uso produtos de marcas que testam em animais. Porém, claro, acho que não é certo prejudicar os bichinhos. É uma opinião moderada, acho eu.

  2. Tania Fernandes Junho 22, 2012 às 10:38 am #

    Eu também tento usar marcas que não testam em animais, mas não sou vegan. Ás vezes uso marcas que testam. O que acho mal é as pessoas levarem isso tanto ao mar e tanto a terra :/ Acho que cada um faz o que quer e já vi pessoas criticarem blogs porque outra pessoa está a fazer uma revisão de um produto de uma marca que não é crueltyfree. Acho que deviam criticar as marcas e não os blogs de simples pessoas que nada têm a ver com isso :/ Já agora ouvi dizer que a MAC voltou a testar em animais… será verdade?

    • mickysantos Junho 22, 2012 às 11:38 am #

      Como tudo na vida, há pessoas que querem levar tudo ao extremo. É uma das coisas à cerca da qual as pessoas moderadas nada podem fazer.

      A MAC chegou até a fazer cartazes e promos com modelos Vegan, para re-afirmar o facto de que não testava em animais. O que aconteceu foi que, por causa da economia, a MAC deixou de trabalhar com algumas fábricas na Europa e no Canadá, movendo a produção que ocorria nessas fábricas para países como a China. O “problema” aqui é que como ninguém sabe muito bem o que se passa nestas fábricas Chinesas, não podemos ter certezas. Eu prefiro não julgar, exactamente por não ter certeza de nada.

      • Tania Fernandes Junho 22, 2012 às 12:01 pm #

        Eles lá sabem, e se fazem isso para não aumentar o preço dos produtos…quem sou eu… afinal, nao compro MAC… lol acho que vao ser uma das muitas marcas que nc vou experimentar!!! lol obrigado pelo post =D

      • mickysantos Junho 22, 2012 às 12:07 pm #

        Já sorteei um batom MAC aqui no site. Quem sabe, talvez não sejas a “feliz contemplada” no próximo sorteio que inclua algo da marca?

  3. Paulo Vasco Junho 22, 2012 às 3:47 pm #

    Tb eu concordo plenamente com a publicação.
    Contudo, procuro usar produtos que tenham sido, o menos possível, em animais.

    • mickysantos Junho 22, 2012 às 4:37 pm #

      Obrigada pelo comentário, Paulo. Eu acho importante preservarmos a (qualidade de) vida dos animais, tanto quanto nos for possível.

  4. Letícia Setembro 24, 2012 às 7:07 pm #

    Gostei do post, temos que boicotar qualquer empresa que promove crueldade com os animais!! Produtos para humanos devem ser usados em humanos!!

    • mickysantos Setembro 24, 2012 às 7:08 pm #

      Olá Letícia. Obrigada por deixar aqui a sua opinião! 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados De Pele – Inverdades « Invicta Maquiagem - Agosto 14, 2012

    […] testado em animais – Já falei disto por extenso e já dei a minha opinião aqui. A questão, em poucas palavras, é que há marcas que não testam em animais, mas pagam a […]

  2. Cuidados De Pele – Hidratante Skin Balancing Invisible Finish Moisture Gel – Paula’s Choice « Invicta Maquiagem - Janeiro 21, 2013

    […] Este é um hidratante diário para a pele normal, mista e oleosa. Esta formulação é um gel à base de silicone – de muito silicone – e não contém SPF. Foi feito para estimular o colagenio e minimizar linhas de expressão e poros. Não tem cor, não tem perfume e, com o uso, propõe-se a ajudar a regular a pele. Vale a pena referir que contém também antioxidantes, que funcionam a nível da protecção e regeneração da pele e que não é testado em animais. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: