História Da Maquiagem – Parte 11- Anos 90

17 Jun

Sejam bem vindos a uma década da qual a maioria de nós ainda se lembra e na qual o que eu mais queria na vida era ser uma Super Modelo.

Linda Evangelista para uma campanha Alberta Ferretti c. 1990

Linda Evangelista para uma campanha Alberta Ferretti c. 1990

Depois do “excesso de estilo” e do excesso em geral dos anos 80, o Mundo quis voltar-se para um look com menos cor e mais natural, caindo depois no chamado “minimalismo” que era tudo menos minimalista: segundo Calvin Klein (e tenho a dizer que concordo plenamente), é preciso mais maquiagem para se parecer assim tão natural. A maquiagem dos anos 90 foi buscar alguma inspiração aos anos 70 e ao século XIX.

Claudia Schiffer c.1992 para a Revlon

Claudia Schiffer c.1992 para a Revlon

Dizem que a maquiagem dos anos 90 era aborrecida e que, para muitos maquiadores, é aquela década que se “adora odiar”. Porém, coisas que conhecemos e idolatramos hoje em dia vêm-nos desta década. É o caso do smokey eye, que toda a gente conhece, e da ênfase na pele perfeita e luminosa. Na verdade, foi nos anos 90 e graças a Bobbi Brown que surgiram as bases com mais tons, especialmente os mais amarelados que são mais naturais para uma parte da população. Claro que também nos vêm dos anos 90 coisas que preferíamos esquecer que alguma vez viram a luz do dia, como sendo usar delineador de lábios escuro com batom claro ou usar um risco espesso branco na pálpebra superior. Infelizmente, estes looks ainda andam por aí.

Naomi Campbell c. 1993

Naomi Campbell c. 1993

Nos anos 90, para além da pele aperfeiçoada e de se ter abolido o pó quase por completo, os tons castanhos também eram populares. Apareceram tons de castanho que ninguém sabia muito bem que existiam até então: entre o “café com leite” e o “expresso” havia um mundo a desvendar. Contudo, desengane-se quem achar que o castanho (ou marrom) era só para os olhos! O batom castanho, desde o bege, dourado, castanho avermelhado e, pura e simplesmente, castanho teve o seu advento. Era supostamente muito natural.

Kate Moss c. 1994

Kate Moss c. 1994

A pele dos anos 90 não se queria matte, mas todo o resto devia ter essa textura. A única excepção seriam os lábios das mais jovens, a quem se permitia usar só gloss transparente. Outra característica importante da maquiagem dos anos 90 eram as sobrancelhas. Sobrancelhas escuras, cheias mas arqueadas e definidas como as da Cindy Crawford e da Linda Evangelista eram desejadas e chegou a haver dezenas de produtos diferentes – fossem puramente cosméticos ou prometendo actuar a nível do crescimento do pêlo – para conseguir este look.

Cindy Crawford c. 1995

Cindy Crawford c. 1995

O final dos anos 90, mesmo antes da viragem para 2000, viu a entrada em cena de girls bands que introduziram menos seriedade no look do dia-a-dia, mais cor e popularizaram o ar sexy, jovem e, por vezes, até mesmo mais desportivo. O glitter abundava, tanto em spray para o cabelo como em sombras, cremes de corpo, vernizes e, mais ainda, em gloss – tenho a certeza que alguém, algures, que esteja a ler este blog também se lembra de gel glitter em roll on para colocar no rosto ou nos lábios. Eu lembro e tenho um escondido bem no fundo do meu armário de maquiagem! Chamemos-lhe um “souvenir”.

Precisa de legenda? The Spice Girls

Precisa de legenda? The Spice Girls

Anúncios

4 Respostas to “História Da Maquiagem – Parte 11- Anos 90”

  1. Jackeline Monteiro Setembro 20, 2012 às 4:54 pm #

    Eu usei batom marrom e muitas outras coisas citadas aqui. kkk nasci em 81 então…

  2. Suelen Outubro 4, 2012 às 12:49 pm #

    muito legal…adorei parabens!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: