História Da Maquiagem – Parte 10 – Anos 80

10 Jun

Sabem aquele look natural, “clean” e minimalista? Esqueçam. E sejam bem vindos aos fantásticos, coloridos e animados anos 80.

Cyndi Lauper

Cyndi Lauper

Blushes de todas as cores e acabamentos e um verdadeiro arco-íris de sombras, toneladas de eyeliner, bem como batons de cores alegres e vibrantes povoaram os anos 80: e todos ao mesmo tempo! Muito de tudo era o adágio da moda (em maquiagem e não só) desta década.

Madonna

Madonna

Como nesta década o destaque era para tudo e  não só para os lábios ou para os olhos, por exemplo, vamos começar a analisar pelo início. Voltou a base espessa e com muita cobertura – aliás nem podia ser de outra maneira. Com tanta maquiagem no resto do rosto, a pele tinha mesmo que ser impecável. A base era tendencialmente mais rosada do que a que estamos habituadas e era bastante pastosa e cremosa. Fixar com pó era não só necessário como era moda, já que a pele matte era bastante usada.

Jennifer Beals

Jennifer Beals

A maquiagem dos olhos começava com sobrancelhas cheias, naturais em forma ou com um ângulo muito pronunciado. Quanto a sombras, o azul eléctrico era popular, mas o roxo, verde, rosa também o eram. Acho que não havia cores impopulares nas sombras dos anos 80 – desde que fossem coloridas e vibrantes, eram a escolha. O eyeliner também era usado, e quanto mais, melhor! Líquido ou, mais frequentemente em lápis, azul, preto e castanho eram populares por serem consideradas neutras. Porém, cores mais eléctricas também estavam disponíveis e eram compradas regularmente pelas mulheres. Usava-se muito eyeliner tanto por cima como por baixo e por dentro do olho. Falando em cores de sombra e eyeliner, não há para mim nada mais “80’s” do que uma maquiagem de olhos rosa e azul – é instantaneamente reconhecível!

Boy George

Boy George

Raramente se aplicava uma só cor de sombra. Usar uma cor na pálpebra e usar a cor oposta num tom mais claro no côncavo e osso da sobrancelha até mesmo à sobrancelha era o recomendado por revistas e maquiadores. Bons exemplos de combinações seriam azul turquesa na pálpebra e cor-de-laranja até à sobrancelha ou então verde eléctrico na pálpebra e amarelo canário por cima. Posto isto, nem toda a gente saía à rua a parecer uma ave do paraíso. Algumas pessoas “do dia-a-dia” usavam cores mais discretas como o castanho, cinzento, verde musgo entre outros. A máscara de pestanas (cílios) por vezes era colorida, mas o mais comum era mesmo o preto.

Janet Jackson

Janet Jackson

O blush é outro produto usado até ao extremo e um blush “à anos 80” é reconhecível em qualquer lado, a qualquer hora. Cor muito intensa, preferencialmente rosa forte, vermelho ou arroxeado, era o indicado. O blush ia desde um pouco abaixo dos ossos da face até às têmporas em altura e até ao centro das maçãs do rosto em largura. É mesmo uma aplicação muito típica da década.

Debbie Harry

Debbie Harry

O batom também era a estrela do look, embora com menos frequência. O batom mais usado era iridiscente, o famoso “frosted” – um look quase como que cristalizado com um brilho branco. Todos já vimos este tipo de batom. Quem não gostasse desse look, tinha sempre o rosa forte, fucsia, vermelho ou laranja – sim, havia muitas opções.

Sade

Sade

Nos anos 80, como agora, havia grande variedade de modas e estilos e cada um usava o que queria. Foi o começo da actualidade em termos de moda, pelo menos na minha opinião. Os estilos dos anos 80 vão e voltam constantemente e foram um das grandes inspirações para a moda neste Verão! Nasci nos anos 80, mas confesso que adorava ter sido adolescente/jovem adulta nesta década!

Demi Moore - perdoem-me a qualidade da foto, mas foi mais forte do que eu.

Demi Moore – perdoem-me a qualidade da foto, mas foi mais forte do que eu.

Anúncios

Uma resposta to “História Da Maquiagem – Parte 10 – Anos 80”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Inspiração | Invicta Maquiagem - Maio 12, 2013

    […] da Primavera (aliás e até porquê tenho um medo a abelhas que nem é bom falar!), mas sim a maquiagem anos 80 num […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: