História Da Maquiagem – Parte 6- Anos 40

6 Maio

A primeira metade dos anos 40 foi passada em clima de Guerra Mundial. Os homens estavam na Guerra, as mulheres saiam para trabalhar e manter o país e a casa como estava quando os seus pais, irmãos e maridos foram embora. O cinema e a música eram o que inspirava as pessoas e lhes dava ânimo para continuar com a vida apesar dos dramas vividos um pouco por todo o Mundo.

Vivien Leigh

Vivien Leigh

Durante a Segunda Guerra Mundial (que acabou em 1945), a indústria da maquiagem estava a trabalhar para o exército, a fabricar camuflagem para os homens que estavam na Guerra e, como todo o resto, a maquiagem para as mulheres estava altamente racionada. Assim, o aspecto natural da pele ganhou popularidade, a maquiagem dos olhos reduziu-se a um mínimo (apenas um risco fino, a ser usado apenas em ocasiões especiais), pouca máscara de pestanas e o batom ficou mais vermelho e mais vibrante.

Lana Turner

Lana Turner

Porquê? Porque o batom vermelho servia como blush (aplicado numa camada muito fina nas maçãs do rosto) e porque o vermelho é uma cor brilhante e optimista e só por si dá ao rosto um aspecto polido e maquiado sem serem precisos muitos mais produtos. Para o dia a dia, a aplicação era muito leve e muito transparente (também porque o dinheiro era pouco em geral e tentava-se poupar o batom ao máximo), mas para durante a noite a aplicação era bastante opaca. Apesar do vermelho ser a cor que quase toda a gente usava, havia alguns tons de rosa. O batom de longa duração continuou popular, já que aplicar menos vezes o batom também resultava em poupança.

Rita Hayworth

Rita Hayworth

Nos anos 40, as sobrancelhas tinham uma grossura normal, mas usavam-se arqueadas e arredondadas, muitas vezes preenchidas com lápis ou outra forma de delineador de olhos. Porém, não era só para o rosto que se usava maquiagem durante a Guerra: como as meias estavam também racionadas, era costume tingir as pernas com borra de café ou condimentos e desenhar a costura da meia com eyeliner!

Lauren Bacall

Lauren Bacall

A maquiagem era mínima e a roupa era mais discreta tanto em cor como em corte porque também havia pouco tecido. Isto fez com que o cabelo se usasse com mais volume e de modo mais elaborado para distrair das roupas mais simples. Usar o cabelo apanhado e longe do rosto era também importante já que as mulheres trabalhavam, inclusive com máquinas, e não era bom ter o cabelo a incomodar. O esforço de guerra era estimulado em todo o lado e as pessoas eram incentivadas a reparar o que era possível e a arranjar-se com o que tinham (o famoso “make do and mend”).

Na segunda metade dos anos 40, os homens começaram lentamente a voltar para os países de origem e a nova tarefa das mulheres era voltar para casa e tratar dela, dos filhos e porem-se bonitas para os maridos. Não se passava tanta necessidade e a roupa e a maquiagem foram voltando a ser mais elaboradas – tendência que continuou nos anos 50. Os lábios eram ainda pintados de vermelho e havia muitos mais tons de vermelho para escolher. Os lábios eram desenhados por fora para parecerem maiores e mais quadrados, forma essa que ficou como imagem de marca da maquiagem da década. A aplicação do batom ficou mais opaca tanto de dia como para de noite e o eyeliner usava-se também de dia. Durante toda a década, fosse ou não tempo de Guerra, era considerado patriotismo as mulheres manterem-se bonitas. Pessoalmente, acho que é um conceito a reter.

Ginger Rogers

Ginger Rogers

Anúncios

9 Respostas to “História Da Maquiagem – Parte 6- Anos 40”

  1. Fashion Bubbles Maio 6, 2012 às 9:15 am #

    LOVE OLD TIMES BEAUTY! Congrats for your blog!

    http://fashionbubbles.blogspot.com/

  2. Paulo Vasco Maio 6, 2012 às 5:20 pm #

    Continuo a adorar esta viagem histórica.
    Continuação de bom trabalho.

  3. Joana Cooper Maio 6, 2012 às 9:27 pm #

    Tinha mesmo que partilhar quando vi o traje dela e da a amiga 😮

    • mickysantos Maio 6, 2012 às 9:28 pm #

      De repente veio aquela tentação de ir acabar o curso para lá hahaha 😀

  4. Jackeline Monteiro Setembro 19, 2012 às 9:52 pm #

    “Durante toda a década, fosse ou não tempo de Guerra, era considerado patriotismo as mulheres manterem-se bonitas. Pessoalmente, acho que é um conceito a reter.”
    Também acredito que deve ser algo a ser praticado.

    • mickysantos Setembro 20, 2012 às 10:36 am #

      Já dei uma olhadinha ao teu blog, muito interessante! Boa sorte e muito sucesso!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Maquiagem – O Look Pin-Up « Invicta Maquiagem - Agosto 17, 2012

    […] é a maquiagem da moda das décadas a que correspondem (para saber mais sobre a década de 1940 cliquem aqui e sobre 1950, […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: