História Da Maquiagem – Parte 5 – Anos 30

29 Abr

Costumo chamar-lhe a década esquecida. O facto é que nunca nos lembramos de muitos filmes, da moda, das personalidades ou acontecimentos da década de 30. É pena, porque foi uma década tão interessante como todas as outras do século passado.

Mae West

Mae West

O crash da bolsa em 1929 afectou a vida de todos e as pessoas viravam-se para o cinema e para as revistas para poderem ter alguns momentos de menos preocupação. Falando em revistas, as novas revistas eram totalmente a cores, o que fazia com que lançar novas tendências de maquiagem fosse muito mais fácil.

Greta Garbo

Greta Garbo

Durante os anos 20, as mulheres foram ficando mais e mais emancipadas e, quando os anos 30 chegaram, queriam tornar a mostrar ao mundo a sua feminilidade, mas acompanhando-a da sua liberdade. Calças e vestidos longos, cortes femininos, suavidade e a renovada aceitação das curvas femininas marcaram esta década.

Joan Crawford (anos 30)

Joan Crawford (anos 30)

Na maquiagem, a pele clara, rosada e com aspecto “encerado” era popular tanto para de dia como para de noite. Uma pele brilhante e jovem era considerada feminina e delicada. Os blushes (ou melhor, rouges, como se chamavam) estavam à venda em creme e em pó e não raras vezes usavam-se em conjunto como ainda hoje é usual. Porém, era suposto que o ar corado fosse natural e nada exagerado. Como já disse, as revistas a cores eram populares e era muito mais fácil promover novos tons de maquiagem.

Marlene Dietrich

Marlene Dietrich

As sombras de todas as cores e mais alguma eram também muito apreciadas: azul, violeta, dourado, verde… Contudo, o uso de sombras coloridas ficava mais reservado para ocasiões especiais ainda que as aplicações fossem leves e discretas. Também se usava muito combinar a cor da sombra com a cor dos olhos. Para o dia-a-dia, usava-se vaselina nas pálpebras e pestanas, para que combinassem com o brilho da pele e das sobrancelhas.

Barbara Stanwyck

Barbara Stanwyck

As sobrancelhas eram o ponto chave da maquiagem nos anos 30! São completamente icónicas e não há ninguém que se possa intitular “expert” em maquiagem que não consiga reconhecer este tipo de sobrancelhas como sendo a imagem de marca desta década. Aliás, olhem bem para as fotos deste artigo e reparem nas sobrancelhas e como são todas muito semelhantes. Depilar as sobrancelhas todas ou quase todas era o normal. Depois, desenhavam-se com um lápis preto ou castanho escuro muito fininhas e muito arqueadas, praticamente redondas na maioria dos casos. A sobrancelha terminava quase a meio das têmporas, a apontar para baixo. Para finalizar, eram cobertas com vaselina, brilhantina ou azeite, para ficarem brilhantes.A primeira foto, da fabulosa Mae West (é um dos meus ídolos, não nego), é um excelente exemplo.

Bette Davis

Bette Davis

Só falta mesmo falar dos lábios. Durante a primeira metade dos anos 30, batons de cores leves e delicadas como rosa e framboesa eram as mais usadas. Depois de 1935, todos os tons de vermelho que consigam imaginar eram usados – vermelho alaranjado, vermelho vivo, vermelho vinho, escarlate… O verniz ainda se usava da mesma maneira que se usavam nos anos 20, sem pintar a meia lua e a ponta, mas surgiram vernizes dourados, prateados, azuis e verdes que, até então, não tinham sido fabricados.

1939 viu a chegada da Segunda Guerra Mundial e o Mundo teve que se adaptar. Semana que vem falaremos da década de 40.

Anúncios

7 Respostas to “História Da Maquiagem – Parte 5 – Anos 30”

  1. tereza Agosto 30, 2013 às 6:39 pm #

    cara mas quem posto isso!!!!!!
    a pessoa que escreveu esses textos não sabe realmente escrever ou não tem um corretor automático!!!!!!!!!!!!!!!
    mas mesmo assim obrigado.

    • mickysantos Agosto 30, 2013 às 6:51 pm #

      Eu publiquei isto e a ver pelo seu comentário, quem tiraria proveito de um corrector automático é a Tereza. O artigo não contém nenhum erro ortográfico, está apenas escrito em Português Europeu.

      • Claudia Outubro 23, 2013 às 12:24 pm #

        Olá, adorei o blog, bem explicadinho, sou professora de maquiagem e seu blog me deu algumas referencias, estou fazendo uma apostila, tudo bem se eu colocar o blog como referencia??? aguardo resposta no meu email. beijo

      • mickysantos Outubro 23, 2013 às 3:01 pm #

        Olá Cláudia! Respondi já por email, muito obrigada pelo pedido!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Inspiração « Invicta Maquiagem - Dezembro 23, 2012

    […] iluminada, as pálpebras com sombra em creme parecendo quase húmidas e as sobrancelhas arqueadas à anos 30 são o ponto de partida. O batom coral (que mais lembra o Verão, para ser sincera, mas que fica […]

  2. Maquiagem – Bésame Cosmetics | Invicta Maquiagem - Julho 5, 2013

    […] Mas nem só de batons vive a Besamé! Uma reprodução da máscara de pestanas/cilios usada nos anos 30, uma lata de carmim, pó para a face e ainda mais! Eu consigo ouvir-vos a perguntar “Mas […]

  3. Inspiração | Invicta Maquiagem - Outubro 12, 2013

    […] o tema é anos 20 e anos 30, está bom de ver pela fotografia que escolhi. A pele está como que a de uma boneca, aprefeiçoada […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: