História Da Maquiagem – Parte 2 – Idade Média, Renascimento e Século XVIII

8 Abr

A Idade Média começou no século IV e ouvimos muitas vezes dizer que foram mil anos de escuridão. Não é que não tenha acontecido nada em dez séculos, mas muito pouco chegou até nós. Ler e escrever era muito pouco comum – na verdade, nem a maioria dos Nobres sabia ler. A escrita era quase só reservada ao Clero que, naturalmente, escrevia maioritariamente sobre religião e sobre Reis e política. Não é só na área da beleza que há uma grande névoa sobre o que se passava, é sobre a vasta maioria dos temos. O que sabemos é que fazer de tudo para clarear o rosto ainda se usava bastante. É que as pessoas ricas não tinham que trabalhar nos campos e estar ao sol – para exibir isso, a pele clara era o mais elegante. Porque a maquiagem em si era proibida pela Igreja, no século VI e nos seguintes, as mulheres ricas sangravam-se para ficarem mais pálidas e com um aspecto mais frágil.

Época Medieval

Época Medieval

O perfume ganhou popularidade no século XIII, principalmente porque os banhos eram menos populares e porque eram trazidos pelos Cruzados. Também neste século a maquiagem começou a ser usada novamente e os pós brancos para o rosto, apesar de serem altamente tóxicos, regressaram. Por contraste, as prostitutas em Espanha usavam uma espécie de base cor-de-rosa. Só não se sabe exactamente porquê.

Renascimento

Renascimento

No Renascimento entra o ideal Petrarquista. Nesta época da História já temos bastantes documentos e pinturas para nos mostrar o que acontecia. A mulher ideal no Renascimento era nobre, bonita e parecia saída de um sonho. As mulheres no Renascimento ainda usavam a pele o mais pálida possível, clareavam o cabelo, depilavam as sobrancelhas e a linha do cabelo e cortavam as pestanas. O que hoje conhecemos como blush surgiu nesta época. A ideia de usar blush era fazer com que a brancura da pele parecesse natural mas saudável. Os produtos de maquiagem desta época eram altamente tóxicos e alguns causavam paralisia facial e até mesmo a morte. Na verdade, há a história da Signora Toffana que vendia pós para o rosto à base de arsénico e instruía as esposas a coloca-los apenas quando os maridos estivessem por perto à noite. Eventualmente os maridos morriam e, apesar de fazer muitas viúvas ricas, a Signora Toffana foi condenada à morte.

Entretanto, com o Reconhecimento do Brasil e, mais tarde, a chegada dos Portugueses ao Japão, a Europa ficou a conhecer as maquiagens usadas por Índios e também no teatro Japonês.

Século XVIII

Século XVIII

No século XVIII, a maquiagem já era usada por homens e mulheres e cada vez se usava mais e mais. Porém, começaram a surgir muitas epidemias e doenças que deixavam as pessoas com aspecto pálido. Assim, a pele sem cor começou a deixar de ser popular. O facto de se terem espalhado rumores que os Franceses usavam camadas espessas de maquiagem porque eram feios e tinham algo a esconder não ajudou nada.  Fazer com que as faces ficassem coradas e que a pele tivesse um aspecto saudável para que a pessoa parecesse alegre, bem disposta e jovial tornou-se no objectivo de todos. Homens, mulheres e crianças usavam maquiagem neste período. É também com este período que relacionamos o uso de pequenos sinais em forma de coração e estrela que se colavam à pele para disfarçar marcas e borbulhas.

Quero desejar a todos uma boa Páscoa e dizer que a próxima parte desta série se vai focar nas Épocas Vitoriana e Edwardiana. 

Anúncios

3 Respostas to “História Da Maquiagem – Parte 2 – Idade Média, Renascimento e Século XVIII”

  1. Paulo Vasco Pereira Abril 8, 2012 às 3:56 pm #

    Delicioso!

    Uma doce páscoa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: