Maquiagem – Experimentar Maquiagem

5 Abr

Eu admito porque nem sequer vale a pena negar: tenho um pouco de mania das limpezas, especialmente no que toca a maquiagem. Há algo que me parece pouco atraente em colocar na cara coisas que já estiveram na cara de outra pessoa. Por muito boa fé que se tenha, não podemos saber se quem experimentou a máscara antes de nós tinha conjuntivite (altamente contagiosa) ou se quem experimentou aquele gloss lindo tinha herpes (contagioso além de muito desagradável). Não são imagens muito bonitas mas, se pensarmos bem, são as reais.

Se se lembram bem da semana da base, disse para experimentarem a base na cara. É o único produto que aceito que se experimente directamente no rosto. Infelizmente, não há outra maneira de ter a certeza de que estamos a escolher a cor certa e, acreditem, se houvesse outra maneira, eu era a primeira a utiliza-la.

Quanto a corrector, este deve ser da mesma cor da base. Assim, temos a questão da cor resolvida. Para saber qual o tipo de cobertura, apliquem no interior do pulso. Quanto mais cobrir as pequenas veias visíveis nesta área, mais vai cobrir as imperfeições do rosto.

Para experimentar batom e gloss, usem a ponta dos dedos. A pele da ponta dos dedos é a mais semelhante em textura e em cor à dos lábios. Certo, a pele dos lábios é muito mais fina, mas de resto, as semelhanças são notórias. Ao experimentar na ponta dos dedos, vão ter uma boa ideia do poder de cobertura daquele batom ou gloss em particular e, no caso de a cobertura ser mais leve, qual vai ser o efeito da cor do produto em conjunto com a cor natural dos lábios.

Para sombras e até mesmo blushes, as costas da mão e o interior do pulso são o mais indicado. Assim, é possível ter uma boa ideia da cor e da pigmentação (da “força da cor, por assim dizer) e, claro, de como vão ficar em coordenação com a cor da vossa pele. Passem o dedo no produto e usem-no para espalhar nas costas da mão oposta.

Para lápis e outros tipos de eyeliner, bem como outro qualquer produto, as costas da mão voltam a ser o mais indicado. Se se tratar de máscara de pestanas (cílios) a minha dica é experimenta-la nos pelinhos do braço. Assim, podem ver perfeitamente a cor, o efeito (alongamento, volume etc.), se a máscara sai com facilidade ou se esborrata e todas as outras coisas que queremos ver numa máscara.

Há lojas que disponibilizam álcool para limpar batons, lápis e sombras e aplicadores descartáveis para máscaras, eyeliners (delineadores) líquidos e glosses. Façam uso do álcool e peçam ajuda a quem vos está a atender. Preocuparem-se com a higiene e a vossa saúde não é vergonha nenhuma. Já com os máscaras e os glosses, o que se passa é que não podemos ter 100% de certeza de que toda a gente os utilizou correctamente. Se confiam na loja e no staff da mesma, então, sim, aceitem. Se não, não aceitem experimentar. No caso de aceitarem experimentar, carreguem bem o aplicador com produto que achem suficiente para experimentar (até um pouquinho a mais) para não terem que voltar a colocar o aplicador dentro do tubo depois de o terem colocado no rosto. Se, por algum motivo, precisarem de mais produto, peçam outro aplicador. Parece histeria minha, mas se todos fizermos o mesmo, a nossa experiência na loja de maquiagem vai ser infinitamente melhor.

Anúncios

7 Respostas to “Maquiagem – Experimentar Maquiagem”

  1. MUYLblog Julho 25, 2012 às 2:50 pm #

    Eu também tenho muito cuidado! Já vi muita gente a experimentar batons directamente nos lábios tanto na MAC como na Inglot e confesso que me arrepio toda!!!
    Ainda há lugares como o balcão da ck one que nos dão aplicadores para experimentar mas temos que pedir à funcionária o que é um pouco chato já que, não só não sabemos que é necessário pedir, como partem do princípio que vamos ficar à espera da funcionária (que já está a atender aquela senhora há meia hora) por um aplicador.
    Nem tanto ao mar, nem tanto à serra..

    • mickysantos Julho 25, 2012 às 2:55 pm #

      Acho é que as pessoas têm que ter consciência das coisas. Na MAC que costumo visitar nunca vi nada do género, limpam sempre tudo, tudinho!

      Uma vez, no balcão de uma marca que devia saber o que fazia (Bobbi Brown) vi uma coisa que me deixou fora de mim. Uma menina passou no balcão, colocou gloss com um dos testers e tornou a colocar o tester no sítio. Eu, educadamente, avisei a vendedora do que se tinha passado. Ela não se mostrou minimamente preocupada e quando eu perguntei se ia ficar ali o gloss assim ela disse “sim, é mesmo assim que fica”. Queixei-me à marca e depois de algumas semanas disseram que iam tomar providências, sem especificar. Como vês, se não formos nós a ter atenção a nós mesmos e à nossa saúde, (quase) ninguém mais liga!

      • MUYLblog Julho 25, 2012 às 5:49 pm #

        Pois é, já vi cada coisa que as funcionárias deixam que se faça! Já chegámos ao ponto em que um pessoa se maquilha numa loja só com os testers e depois sai toda contente! Maravilha.

      • mickysantos Julho 25, 2012 às 6:55 pm #

        Mas isso é estranho porque não raras vezes as funcionárias maquilham-se elas próprias com testers. Na verdade, nem delas próprias cuidam (no geral, claro, há algumas pessoas competentes)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Perguntas & Respostas #12: Máscara Engrumada « Invicta Maquiagem - Fevereiro 7, 2013

    […] fórmulas mais fininhas, em vez das mais expressas resulta bem. Claro que nem sempre temos acesso à máscara para a experimentar e, mesmo se tivermos, o tester aberto há muito tempo pode estar a querer secar e a fórmula […]

  2. Maquiagem – Escolher O Nude Perfeito Em 3 Passos Simples | Invicta Maquiagem - Julho 19, 2013

    […] é hora de experimentar! Como sabem (ou podem ver aqui) eu sou pouco ou nada adepta de experimentar maquiagem em lojas – faz parte da minha mania […]

  3. Maquiagem – Escolher Uma Boa Máscara | Invicta Maquiagem - Outubro 4, 2013

    […] salvo as máscaras incolores, queremos um produto pigmentado e bem! Expliquei a melhor maneira de experimentar máscara  há muito tempo, o truque foi-me ensinado pela minha Mãe logo quando comecei a gostar de […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: