Cuidados de Pele – Limpeza Diária Eficaz

26 Mar


Depois do protector solar, a lavagem é o gesto mais importante que podemos fazer para promover a saúde e a beleza da nossa pele. Sim, porque beleza e saúde andam sempre de mãos dadas.

No que diz respeito à lavagem do rosto, as opiniões dividem-se: há quem diga que lavar uma vez, ao fim do dia, basta. Assim, retira-se a maquiagem e as impurezas e já não é preciso lavar o rosto de manhã. Há quem defenda que duas vezes ao dia é o ideal e esta é a opinião que defendo. No que toda a gente está de acordo é que lavar com frequência excessiva é, também, muito prejudicial.

Para quem usa maquiagem, é muito importante usar um desmaquilhante (desmaquiante, como queiram) eficaz, mas já lá vamos. Quer  usem ou não maquiagem, devem escolher um produto de limpeza que seja adequado ao tipo de pele tendo em conta que não deve ser muito agressivo. Mesmo que tenham a pele oleosa, não devem usar um produto de limpeza que seja adstringente (“forte”) demais. Se sentirem desconforto, devem tentar outro produto. Quero recomendar que não usem produtos anti bacterianos a não ser que vos sejam recomendados pelo dermatologista ou outro médico competente. A pele tem aquilo a que se chama “flora normal”. Isto são as bactérias saudáveis que estão presentes na pele normalmente e que ajudam a que as bactérias más não tenham muito espaço para se desenvolver e causar algumas doenças de pele. Ao usar produtos anti bacterianos sem serem absolutamente necessários, vão destruir as bactérias más mas também as boas que acabam por proteger a pele.

Como disse há pouco, para quem usa maquiagem, um produto específico para retirar a maquiagem é essencial – especialmente para a maquiagem dos olhos já que os produtos que se usam para limpar o rosto normalmente não são indicados para a área em volta dos olhos que é muito delicada. Alem disso, muita da maquiagem tem como base a cera e o silicone que precisam de produtos específicos para saírem.

Para uma limpeza diária eficaz, é preciso usar um desmaquilhante primeiro e depois um produto de limpeza – primeiro tiramos a maquiagem e as impurezas do dia-a-dia e só depois limpamos a pele em si e retiramos o desmaquilhante. A maioria dos desmaquilhantes contém uma percentagem de óleo e é exactamente isso que faz com que funcionem – alguns dos componentes da maquiagem só se dissolvem no óleo e não na água. Não querem ter resíduos de óleo na pele porque, além de desconfortável, pode entupir os poros e fazer borbulhas. Se não usam maquiagem ou se for a limpeza matinal em que não há maquiagem para retirar, lavem a pele duas vezes. Mas atenção, isto não quer dizer que gastem o dobro do produto!

Recomendo que usem água morna ou fria porque é melhor para a pele e ajuda a fechar os poros e que nunca esfreguem- em especial os olhos. Se a maquiagem teimar em não sair, embebam um disco de algodão em desmaquilhante e pressionem levemente nos olhos. Esperem 10 segundos e retirem gentilmente, evitando a fricção. Se ainda assim a maquiagem teimar em não sair, precisam de um produto que seja recomendado para retirar maquiagem à prova de água. Quando secarem a pele, utilizem uma toalha de algodão e não esfreguem. Logo em seguida, apliquem o tonificante, se usarem, e o hidratante para dar conforto à pele e também para evitar esquecimentos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: