Maquiagem – Batom vs. Gloss

23 Mar


É a guerra eterna. Algumas pessoas nem pensam em tocar em batom, outras juram que o gloss é uma invenção diabólica. A verdade é que ambos têm prós e contras e que é muito comum usar os dois em conjunto. Vou tentar ser imparcial (prometo) apesar de, como muita gente, eu ter o meu favorito.

Batom

Batons

Batons

“Uma senhora nunca sai à rua sem batom”, era o que costumava dizer há muito tempo atrás. Apesar de já não ser 100% verdade, o facto é que as mulheres em geral adoram um batom. É o produto que menos sofre queda de vendas com as crises financeiras, já desde o crash da bolsa de 1929. O batom é usado por muitas culturas e há registos do uso de algum tipo de produto para dar cor aos lábios antes do tempo de Cleópatra e era de uso comum entre muitas tribos índias da Amazónia. Há batons de todas as cores que possam imaginar (até azul e verde!) e as texturas podem variar muito. Os acabamentos também vão do matte ao extra brilhante – até há batons que, quando colocados, se podem confundir com um gloss.

Antigamente os batons era quase sempre muito secos porque era a única maneira de garantir que iam durar muito tempo. Contudo, os cosméticos também evoluíram e hoje em dia os batons já podem ser bastante hidratantes. Os batons podem cobrir bem a boca e deixar um cor bastante opaca.

Gloss

Gloss

Gloss

O gloss como o conhecemos hoje está disponível desde os finais da década de 60 do século passado, mas misturar batom com vaselina ou óleo para criar uma cor mais leve e mais brilhante sempre foi uma prática comum. Deixar a boca com um aspecto húmido e hidratado é o objectivo principal por detrás deste produto, mas o gloss nem sempre é hidratante. A nível de cobertura, há glosses que cobre mais e outros que têm uma cor mais transparente. Aliás, os primeiros glosses eram transparentes. Também há uma grande variedade de cores, mas não de acabamentos. Os glosses são brilhantes e podem ter ou não purpurinas (glitter).

O gloss tem a tendência a colar, especialmente a colar o cabelo em dias de vento – é muito desagradável. Contudo, a facilidade de aplicação e o facto de que, em geral, não é necessário um espelho para aplicar, é um dos principais factores que levam à escolha deste produto. Naturalmente, sendo mais transparente, qualquer erro de aplicação ou exagero vão ser muito menos notórios.

Usar batom e um pouco de gloss por cima é uma boa ideia porque o gloss vai intensificar a cor do batom, podendo inclusive muda-la e até corrigi-la de maneira a tornar o batom um pouco mais adequado ao que procuramos. Além disso, o gloss também vai proteger a cor do batom e o conjunto vai durar muito mais do que apenas um dos elementos.

Então? Vocês são mais pessoas de gloss ou de batom? Porquê?

Anúncios

Uma resposta to “Maquiagem – Batom vs. Gloss”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Maquiagem – Habituar Ao Batom Colorido « Invicta Maquiagem - Janeiro 17, 2013

    […] chamativa, não está ainda habituada a usar batom; usa mais bálsamos e glosses (a eterna e épica batalha entre gloss e batom continua). Tem a desvantagem do investimento em vários batons, mas nada é […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: