Cuidados De Pele – Cuidados De Pele Para Homens

19 Mar

Como sabem, hoje em Portugal e em alguns outros países do Mundo é dia do Pai. Assim, resolvi dedicar esta rubrica à pele masculina que, podendo não parecer, é bem diferente da feminina.

A pele do rosto dos homens é diferente da das mulheres por três razões em particular. Primeiro porque a pele é especialmente sensível às hormonas sexuais que são, claramente, diferentes nas mulheres e nos homens. Depois porque os homens têm barba – a maioria dos homens do Mundo Ocidental faz a barba todos os dias, o que é uma agressão muito grande para a pele. Em terceiro lugar está o facto de que, vamos convir, geralmente os homens não têm muitos cuidados com a pele desde muito jovens. Assim, a pele sofre muito mais durante muito mais tempo sem que seja cuidada.

Diz-se que a maioria dos homens tem a pele oleosa e apesar de, sim, as hormonas dos homens resultarem numa maior tendência para  a pele oleosa, o que acontece muitas vezes é que a pele está simplesmente desregulada. A pele precisa de um equilíbrio entre a quantidade de água e a de óleo.

O mais importante, além de usar protector solar como deve ser, é uma limpeza adequada. Não adianta nada esfregar a cara com sabonete no duche – aliás, o sabonete pode secar em demasia a pele. Eu sei que é aborrecido, mas pensem pela positiva – uma pele que não fica demasiado seca demora mais tempo a ter rugas. Para uma limpeza adequada, escolham um producto adequado. Peçam ajuda à vossa namorada, amiga ou irmã para ajudar a escolher. A sério, ela vai ficar feliz por poder ajudar.

Outra coisa importante é a hidratação. Muitos homens dizem que os produtos de homem não hidratam o suficiente e que os de senhora são demasiado “gordurosos”. Não é que os cremes para homem funcionem mal, mas geralmente são mais leves porque os homens tendem a não gostar de produtos muito “pegajosos”. Se acham que uma hidratação extra vinha mesmo a calhar mas ainda não encontraram o melhor produto, que tal experimentar a marca Eucerin, à venda nas Farmácias? Têm uma linha especial para homens que é excelente. Se o problema persistir ou se não era bem o que procuravam, tentem ir a um balcão da Clinique (nos El Corte Inglés) e pedir ajuda lá. Recomendo a Clinique a homens porque os produtos são bons, têm produtos para todos os tipos e condições de pele e os produtos não têm perfume- isto faz com que sejam muito melhor tolerados.

Se querem saber mais sobre tipos de pele, recomendo o meu artigo sobre tipos de pele (é claro que recomendo o meu artigo!)

Ah! Quase me esquecia! Uma dica óptima que me foi dada por um amigo é guardar o after-shave no frigorífico (geladeira, para os leitores do Brasil). Pelos vistos, é bastante agradável e também ajuda a fechar os poros para que a pele fique mais uniforme e pareça mais saudável e bonita. Aposto que também ajuda a acordar.

Feliz dia do Pai!

Anúncios

5 Respostas to “Cuidados De Pele – Cuidados De Pele Para Homens”

  1. Paulo Vasco Pereira Março 19, 2012 às 2:49 pm #

    Outra publicação excelente. Sim, porque os homens já têm cuidados consigo próprios e o importante é sentirmo-nos bem. Não devemos esquecer que a pele é também um órgão.
    Curiosamente, o caso do tipo de pele descrito a que se aplicam as linhas Eucerin ou Clinique é, por exemplo, a do meu tipo. As gamas masculinas são muito “secas” deixando a pele com a sensação de repuxar e a maioria das de senhora, oleosas, ficando aquele brilho… grrr que nada combina ainda com aqueles resíduos de acne. Pessoalmente dou-me bem com os produtos da linha Mary Kay (também sem fragrância).
    Quanto ao after shave, desde os 22 anos que o não uso, por indicação do dermatologista. O álcool que contém e outros componentes tornam-se, no meu caso prejudiciais pele que devo usar um creme ou protetor solar. Mas a minha pele é assim uma coisa esquisita… nórdica lol
    Uma vez mais, parabéns pelo artigo e sugestões.

    • mickysantos Março 19, 2012 às 3:55 pm #

      Obrigada e obrigada por comentar, Paulo. Já há alguns bálsamos after shave sem álcool mas, realmente, se a indicação médica foi não usar, é mesmo o melhor a fazer.

      • Paulo Vasco Pereira Março 19, 2012 às 5:27 pm #

        Nada tem que agradecer: é um prazer acompanhar este sem blogue!

        (Sim, de preferência, quem usa after shave deve dar prioridade aos que não têm álcool pois este elemento destrói células – em termos muito simples. Tudo o que aplicamos na nossa pele irá ser conduzido para a nossa corrente sanguínea.)

  2. Marcello Março 19, 2012 às 9:01 pm #

    Ola! Bom lembrar que os rapazes tb tem pele!!
    Tenho usado produtos da lab series e estou mt contente! Nem gordos nem pegajosos.
    Recomendo Tb a linha de cremes minerais da MAC, e novo! Mt leve!
    Ah! Mas o que mais gosto e a linha de cremes da Kenzo! Fantástica!!
    Bom post!! :0)

    • mickysantos Março 19, 2012 às 9:07 pm #

      Mas tudo o que é Kenzo é óptimo, não entendo a novidade! (estou a brincar!) Obrigada pelas sugestões são sempre muito úteis 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: