Mitos Sobre A Base

18 Mar

Em beleza e cosméticos sempre houve mitos – é impossível que nunca tenhamos ouvido nenhum. Quero aqui quebrar alguns destes mitos porque, sinceramente, há coisas que não fazem sentido nenhum.

base, foundation, mitos, myths

Mito – Se se usar base com SPF, já não é preciso protecção solar mais nenhuma.

Seria de pensar que as pessoas cada vez se convencessem mais da necessidade de usar protecção solar, mas todos os dias vejo gente reticente em usa-la. Qualquer pessoa que leia rótulos de protectores solares, revistas, jornais e que veja televisão no Verão já sabe que, para o protector solar ser eficaz é preciso reaplicá-lo frequentemente – o ideal seria aplicar a cada duas horas. A não ser que pretendamos lavar o rosto e aplicar base a cada duas horas, é preciso usar mais protecção solar se vão estar ao sol. Eu não tenho o hábito de ir à praia, mas quando vou sou, sim, daquelas pessoas que vão com maquiagem – apenas não uso base. A protecção solar é muito importante e não adianta nada querermos estar bonitas três ou quatro horas na praia para estarmos com um escaldão monumental nos três ou quatro dias seguintes, para não falar dos efeitos a longo prazo.

Mito – a base cria borbulhas.

É verdade. Se a base for de má qualidade, desadequada ao vosso tipo de pele ou forem alérgicas a ela, a base pode criar borbulhas. Naturalmente este mito também tem a ver com o facto de que quem tem a pele pior tem tendência a exagerar mais na base e em vez de se pensar no exagero como consequência de uma pele estragada, pensa-se na base como a causa de uma pele menos saudável. Se a base for boa, adequada ao vosso tipo de pele e se tiver uma formulação que não vos faça alergia, não há razão nenhuma para que a vossa pele fique pior quando usarem base. Antigamente as bases tapavam os poros e algumas até tinham metais pesados, tão prejudiciais à saúde em geral – mas a base evoluiu muito e, hoje em dia, até serve como um barreira protectora entre a pele e a poeira e poluição a que estamos sujeitos no dia-a-dia.

Mito- se não se usar base, não se precisa de lavar o rosto à noite.

Por essa lógica, se andarmos vestidos o dia todo também não precisamos de tomar banho. A pele do rosto e das mãos é a pele que mais está exposta a agressões. O rosto não tem (geralmente) a protecção da roupa nem é uma parte do corpo que andemos sempre a lavar como as mãos. O rosto está sujeito à poluição, ao pó do ar e a todos os outros factores ambientais todos os dias, a todas as horas. É necessária uma boa higiene para que a pele esteja em boas condições. Lavar o rosto de manhã e à noite é essencial. Já que falamos em lavar e em noite, relembro que trocar a capa da almofada de dormir (fronha) pelo menos uma vez por semana é essencial. Quem tem a pele oleosa, deve fazê-lo duas vezes por semana. A nossa pele produz óleo durante a noite e a almofada também está exposta ao ar e ao pó – deitar o rosto numa almofada cuja capa não está bem lavada é a primeira causa que me ocorre quando alguém me diz que tem um lado do rosto com mais problemas do que outro.

Mito- a base dá um aspecto falso.

Passámos a semana toda a ver como evitar que a pele tenha um aspecto falso quando aplicamos base. Se a base for bem escolhida, isto não deve acontecer. Da próxima vez que alguém vos disser que a base faz com que a pele pareça falsa e pouco natural, dêem-lhe o link para o Invicta Maquiagem.

Agora é a vossa vez: partilhem mitos que tenham ouvido sobre a base. Partilhem factos sobre os quais não tenham a certeza de serem mitos ou não. Vou responder aos vossos comentários e, assim, podemos ajudar uns aos outros.


Outros artigos que podem interessar:

A Base E O Tipo De Pele

A Cor E O Tom Da Base

 Bases Em Pó E Bases Minerais

Acabamentos Das Bases

Como Aplicar A Base

Como Experimentar A Base

Anúncios

8 Respostas to “Mitos Sobre A Base”

Trackbacks/Pingbacks

  1. A Base E O Tipo De Pele « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] Mitos Sobre A Base Share this:TwitterFacebookEmailGostar disto:GostoBe the first to like this. […]

  2. A Cor E O Tom Da Base « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] Mitos Sobre A Base Share this:TwitterFacebookEmailGostar disto:GostoBe the first to like this. […]

  3. Acabamentos Das Bases « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] Mitos Sobre A Base Share this:TwitterFacebookEmailGostar disto:GostoBe the first to like this. […]

  4. Bases Em Pó E Bases Minerais « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] Mitos Sobre A Base […]

  5. Como Aplicar A Base « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] Mitos Sobre A Base Share this:TwitterFacebookEmailGostar disto:GostoOne blogger likes this. […]

  6. Como Experimentar A Base « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] Mitos Sobre A Base Share this:TwitterFacebookEmailGostar disto:GostoOne blogger likes this. […]

  7. Cuidados De Beleza – 5 Mitos Comuns | Invicta Maquiagem - Março 11, 2013

    […] desfazer mitos. Já falei de 7 mitos e questões frequentes sobre protector solar e sobre alguns mitos em torno da base, bem como de algumas “inverdades” no mundo da cosmética, que no fundo, no fundo, […]

  8. Maquiagem – Como A Maquiagem Pode Melhorar a Pele | Invicta Maquiagem - Agosto 29, 2013

    […] Mitos Sobre A Base […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: