Esta é, com toda a certeza, a parte mais complexa da escolha de uma base. É que depende muito da sensibilidade para a cor de quem está a escolher a base. Além disso, o facto de diferentes marcas darem diferentes nomenclaturas à mesma coisa também não ajuda nada. Eu sei que pode parecer complicado, mas vamos por passos e esperar que no fim deste artigo esteja tudo mais claro.
Porque é que é importante saber o tom da pele? Porque vamos poder escolher uma base que fique o mais natural possível e também para todo o resto do nosso aspecto. É que, sabendo o tom de pele, vamos não só poder escolher a maquiagem acertada como vamos saber que cor de cabelo nos fica melhor e que cor de roupa nos favorece mais.
Toda a gente já viu pessoas a usar a base errada. Na verdade, quando falamos daquela nossa colega que usa “montes de base”, o mais provável é que ela até nem use muita base – a questão é que ela usa a base de cor e/ou tom errado. Já agora… porque não aproveitam e lhe mandam o link para o Invicta Maquiagem assim como quem não quer a coisa? Digam que tem dicas de maquiagem espectaculares e ela vai encontrar este artigo por ela própria. Continuando… Então mas qual é a diferença entre cor e tom?
A cor é a medida de quão clara ou quão escura a base é. É tão simples quanto isso. A base deve ter a mesma cor que a nossa pele. Se, por algum motivo, acham que estão pálidas ou que precisam de um bocadinho de sol, usar uma base mais escura do que a pele do vosso rosto não vai ajudar. Só vai fazer com que pareça que estão a usar uma máscara. Se um aspecto estilo “acabei de vir de férias” é o que procuram, o bronzer serve para isso (conversamos sobre o que é o bronzer outro dia, no glossário de productos. Cliquem aqui para espreitar)
O tom é que é a parte mais complicada. Há pessoas que têm um tom de pele mais rosado e outras que têm um tom de pele mais amarelado. Há marcas que defendem que este tom rosado deve ser chamado “quente” e outras que defendem que deve ser chamado “frio”, mas há outras para quem é exactamente o contrário. As marcas escolhem isto com base em tecnicismos e nem vale a pena entrar por aí. Aqui no Invicta Maquiagem, tom rosa é tom rosa, e tom amarelo é tom amarelo e ficamos assim. É mais fácil para mim, para vocês e para a marca que quiserem comprar.
Teste 1
Lavem o rosto sem esfregar e arranjem um pouco de tecido branco – o branco mais branco que encontrarem. Pode ser uma camisa, outra peça de roupa qualquer ou até um lençol. O que importa é que seja branco. Vão até perto de uma janela ou até ao pátio porque precisam de muita luz natural. Enrolem o tecido em volta do pescoço e dos ombros e puxem o cabelo para trás. Se o vosso rosto parecer mais amarelado do que o costume, a vossa pele tem um tom amarelo; se parecer mais rosada ou mais azulada, então tem um tom rosado. Ainda têm alguma dúvida? Há mais testes!
Teste 2
Arregacem as mangas e olhem para as veias no pulso ou no lado de dentro do cotovelo. Elas parecem mais azuis ou mais esverdeadas? Se forem azuis, a vossa pele tem um tom rosado. Se forem esverdeadas, a vossa pele tem um tom amarelado. Se ainda não têm a certeza ou se um teste deu um resultado e o outro deu outro resultado, ainda resta mais um.
Teste 3
Peguem numa peça de bijuteria dourada e noutra de bijuteria prateada. Ainda com a luz natural, aproximem-na do rosto uma de cada vez de modo a que o brilho se projecte na vossa pele. Olhem ao espelho e ponderem: alguma destas peças faz com que o vosso rosto se ilumine instantaneamente? Alguma faz com que a vossa pele ganhe um tom mais doentio? Se a bijuteria prateada vos dá melhor aparência, a vossa pele tem um tom rosado. Se a bijuteria dourada vos favorece mais, então têm um tom de pele amarelo.
Por agora já devem ter uma ideia do vosso tom de pele, mas vamos a exemplos de famosas que toda a gente conhece.
Por examplo, a Anne Hathaway, a Kiera Knightly, a Eva Longoria e a Reese Whitherspoon tem um tom rosado. Prestem atenção à coloração delas e vejam se a vossa é parecida.
Já a Nicole Kidman, a Amy Adams, a Kate Hudson, Leona Lewis e a Cameron Diaz têm um tom de pele amarelo.
Se ainda não têm a certeza, há a possibilidade a vossa pele ser de um tom neutro. É um tom de pele bastante raro, mas existe. Nesse caso, usem aquilo com que se sentirem mais confortáveis.
Se já sabem o tom da vossa pele, procurem bases de acordo. Se têm um tom rosado, procurem bases que pareçam mais rosadas; se têm um tom amarelo, procurem bases mais douradas.
Eu sei que este artigo é muito longo, mas acreditem que vale a pena. Como eu disse mais acima, entender o vosso tom de pele vai fazer com que toda o vosso visual se transforme para melhor.
Outros artigos que podem interessar:
19 Respostas to “A Cor E O Tom Da Base”