A Base E O Tipo De Pele

12 Mar

Já se devem ter dado conta de que esta semana vai ser uma semana muito especial – vamos dedica-la toda à base. Anunciei isto no Facebook, no Twitter e também podem ver que a caixa de título do site está diferente. Vamos ver o que procurar, como escolher, como experimentar e como aplicar e até vamos falar de mitos. Não pretendo deixar “pontas soltas”, mas se eu me esquecer de mencionar alguma coisa ou se tiverem alguma dúvida, basta comentarem ou procurarem pelo Invicta Maquiagem no Facebook ou no Twitter (adoro!). Posto isto, vamos saber como é que o tipo de pele influencia a escolha da base e como é que ele determina o tipo de base que devemos usar.

O primeiro a fazer é saber o tipo de pele. Se ainda não sabem, vejam este artigo que escrevi recentemente.

A seguir, vamos passar ao segundo passo. Diz o senso comum que vamos querer uma base que se dê bem com o nosso tipo de pele. Assim, tomem nota:

Se têm a pele seca, procurem bases que hidratem. Geralmente, estas bases vêm em líquido e em stick. Se forem em pó, na embalagem deve aparecer algo do género “apropriado para pele seca”, “contém agentes hidratantes” ou outra coisa qualquer com esse significado mas as bases em pó não são algo que eu recomende para a pele seca. Ainda assim, atenção! Nem todas as bases líquidas e em stick são hidratantes! Esse é apenas o ponto de partida. Procurem bases que deixem a pele brilhante e macia e que não tenham um acabamento em pó. Fujam a sete pés de tudo o que disser mate (ou matte).

Se a vossa pele é oleosa, é imperativo que a vossa base seja “oil-free”. É o ponto mais importante de todos. A seguir a isso, a base tem que ser não-comedogénica. O que é que isso quer dizer? Quer dizer que é menos provável que crie borbulhas. Se costumam ter borbulhas, olhem bem para os rótulos das bases e experimentem uma que tenha ácido salicílico (salicylic acid) já que este vai ajudar a secar as áreas problemáticas e também vai reduzir a vermelhidão das borbulhas. Bases líquidas ou cremosas com acabamento em pó e/ou mate são a opção acertada para quem tenha pele oleosa quer tenham ou não acne. Resta dizer que o uso de pó, ainda que a base tenha já este tipo de acabamento vai ser, muito provavelmente, essencial.

Para a pele mista, têm várias opções. Se a pele for mista com tendência a seca, usem base como se tivessem a pele seca. As peles mistas com tendências a seca reagem bem a bases mais leves mas hidratantes e também são a pele ideal para usar base em pó. Se a pele for mista com tendência a oleosa, usem uma base mais ligeira (ou seja, mais líquida, mais “fininha”) e apliquem pó apenas na zona T – testa, nariz e queixo.

Quem tem a pele normal, pode usar o que lhe apetecer contando que não tenha alergia à base que escolheu. É óbvio que ter atenção às alergias é uma dica que vale para qualquer tipo de pele. A quem tem a pele normal, eu costumo recomendar bases hidratantes e ligeiras – se possível, recomendo apenas um hidratante, com cor ou sem, que promova a luminosidade da pele. Quem tem boa pele deve aproveitar isso e mostrar essa qualidade.

O terceiro passo é perceber as nossas necessidades. Olhem bem ao espelho e usem de toda a sinceridade que conseguirem – a vossa pele está em mau estado? Por “mau estado” quero dizer se mais de 40% da pele do vosso rosto tem algum problema. Os problemas a que me refiro são descoloração severa, rosácea, marcas de nascença, acne etc. Se chegarem à conclusão de que sim, então precisam de uma base de alta cobertura. Se não, cobertura ligeira a média, dependendo do gosto. Se as imperfeições forem quase imperceptíveis ou se nunca tiverem usado base e preferirem começar devagar, experimentem um hidratante com cor. A conclusão deste último passo é que base não foi feita para cobrir todas as imperfeições – para isso usa-se o corrector. Como regra geral, quanto mais espessa for a base que escolherem, maior cobertura terá. Assim, uma base muito líquida vai cobrir menos e uma mais cremosa, vai cobrir mais.

Espero que já comecem a perceber o que procurar. Ter em atenção o tipo de pele é importante porque vai garantir o conforto ao longo do dia. Não há nada pior do que passar o dia com a pele a repuxar ou a sentir a pele “melada”. Não me perguntem como é que eu sei.

Em conclusão, a base serve para homogeneizar o tom de pele e para servir de suporte ao resto da maquiagem e devemos escolhê-la de acordo com o tipo de pele.

Outros artigos que podem interessar:

A Cor E O Tom Da Base

Acabamentos Das Bases

 Bases Em Pó E Bases Minerais

Como Experimentar A Base

Como Aplicar A Base

Mitos Sobre A Base

Anúncios

12 Respostas to “A Base E O Tipo De Pele”

  1. Barbara Março 13, 2012 às 1:07 am #

    Oi Barbara! Adorei o artigo, super detalhista e informativo! O site ta muito lindo, adoro as cores! Bjks! 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. A Cor E O Tom Da Base « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] A Base E O Tipo De Pele […]

  2. Acabamentos Das Bases « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] A Base E O Tipo De Pele […]

  3. Bases Em Pó E Bases Minerais « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] A Base E O Tipo De Pele […]

  4. Como Aplicar A Base « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] A Base E O Tipo De Pele […]

  5. Como Experimentar A Base « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] A Base E O Tipo De Pele […]

  6. Mitos Sobre A Base « Invicta Maquiagem - Outubro 11, 2012

    […] A Base E O Tipo De Pele […]

  7. Perguntas & Respostas #6: Celebridades E Base « Invicta Maquiagem - Novembro 30, 2012

    […] em conta (e já lá vamos), mas a questão é que se a base for bem escolhida, de uma boa marca, de um tipo adequado ao nosso próprio tipo de pele e se não nos provocar alergia, pode até ser um elemento valiosíssimo na protecção da pele […]

  8. Maquiagem – Como A Maquiagem Pode Melhorar a Pele | Invicta Maquiagem - Agosto 29, 2013

    […] A Base E O Tipo De Pele […]

  9. Maquiagem – Aplicação De Base Em Pele Seca | Invicta Maquiagem - Setembro 13, 2013

    […] que a escolha da base é importante (e falei disso há uns 500 anos aqui), resumindo, uma base líquida ou cremosa e que seja hidratante é o que mais vai beneficiar uma […]

  10. Tudo Sobre | Base | - Março 16, 2014

    […] Kit Spencer – O Boticário Maquiagem (app store) – Fernando Torquatto – Mineral – Petiscos – A base e o tipo de pele – Invicta Maquiagem – Validade dos cosméticos e maquiagens – E ai, […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: